domingo, 9 de dezembro de 2012

Jazz dance

  Yooo ~ Venho hoje falar sobre o Jazz Dance, comecei a fazer esse ano e já me apaixonei. Fiquei com um pouco de medo de participar por causa da minha idade... 14 anos, mas que isso? Tinha uma mulher de 60 anos na minha turma, e ela arrasava. Então tirei isso da minha cabeça, não tem idade para você começar a praticar uma dança. Se você tem 20, 30, 40 ou quantos anos for DANCE, pois não existe idade para a dança. Agora voltando ao assunto, o Jazz ainda é pouco conhecido, muitos quando eu falava que fazia ficava com cara de interrogação e eu tinha que explicar a eles. Muitos acham que o Jazz é só aquelas dançarinas do faustão, mas tirem isso da cabeça. Vou contar um pouco da história do jazz e postar alguns videos para vocês conhecerem melhor. Ok?


Historia do Jazz 

O Jazz é uma dança de muita expressividade, espontaneidade, improviso e energia e tem suas raízes essencialmente populares. Com uma evolução inicial paralela a da música Jazz, surgiu nos EUA no final do século passado. Pode-se afirmar, inclusive, que nasceu diretamente da cultura negra.
O Jazz tem certas características marcantes, como o isolamento das partes do corpo, uma explosão de energia que se irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento. A Dança Jazz é caracterizada pelo swing, por movimentos sincopados e pela poliritmia, que é a combinação dos movimentos do corpo em vários ritmos ao mesmo tempo. Por isso o Jazz desenvolve a coordenação, musicalidade, e também agilidade e alongamento.
As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Moderna. Seus diversos estilos: - Modern Jazz, Jazz Contemporâneo e Jazz Broadway contribuem para a formação de um bailarino cada vez mais eclético.


Agora por experiência própria vou explicar como são as aulas e em seguida posto videos para vocês entenderem melhor. Minha turma de Jazz é iniciante, por isso nossa professora faz bastante alongamentos, depois ela passa alguns movimentos e depois junta tudo numa coreografia. Já cansei de sair de la toda dolorida, mas quando paro para pensar, surgiu bastante efeito os alongamentos. Hoje já consigo abrir espacate, descer ponte.... Coisas que nem sonhava que conseguiria fazer em tão pouco tempo de aula. No Jazz não rola você ser tímida. Porque é uma dança que você precisa se soltar e tem coreografias que utilizam bastantes passos sexy. Eu era mega tímida antes do Jazz e ainda sou, mas quando eu danço eu me jogo, a minha professora trabalhou bastante isso na gente. Ela levou pra aula vários tipos de musica que você tem que rebolar e perder a vergonha como dança do ventre, axé, funk, dança afro. Isso ajudou bastante a gente.

Video de aula de Jazz:


Coreografias Jazz:



Minhas apresentações de Jazz:




Espero que tenham gostado do post.
 
Fontes: http://mundodadanca1.blogspot.com/2010/02/jazz-sua-historia.html

Ann~chan
;*

0 comentários: